Mais uma vez a parceria entre a Equipe do Bem Viver e a The Aromatic Witch, por meio das Kátias (a Rodrigues e a Veloso), tem a grata alegria de compartilhar com vocês um projeto voltado para todas as pessoas que já se renderam aos encantos da Aromaterapia, incluindo desde aqueles que estão adentrando a esse mundo agora e descobrindo todas as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais até os aromaterapeutas mais experientes e que já estão nessa jornada aromática há muitos anos.
O objetivo principal desse projeto é poder unir todos(as) os(as) alunos(as) do curso de Aromaterapia da Equipe do Bem Viver para poder complementar e aprofundar os estudos de forma conjunta e organizada, criando assim uma verdadeira comunidade de prática e de aprendizagem compartilhada, porque é isso que realmente acreditamos – o conhecimento deve ser difundido e partilhado e todos podem fazer isso, todos podem trazer a sua contribuição.
Muito além de ser simplesmente uma crença, essa também é uma ação incorporada a nossa prática, pois contamos com a colaboração de todos(as) os(as) alunos(as) desde o início do curso, em vários momentos distintos, como por exemplo, na inclusão da pesquisa no material do curso, na cooperação em forma de depoimentos, na divulgação de informações relacionadas à aromaterapia, na participação de projetos, etc.
Inspiradas nessas ações e parcerias, surge o LALEA – Laboratório Alquímico de Leitura e Estudos sobre Aromaterapia.
Laboratório porque essa é a ideia, isto é, desenvolver um trabalho que possa ir muito além do grupo de estudos, promovendo inclusive atividades práticas, com os óleos essenciais de maneira que possam ser incorporadas no dia a dia das pessoas.
Alquímico porque sabemos que a premissa dessa ciência mística conhecida como a “química da Idade Média” é a transformação, o que vai ao encontro dessa proposta. Cada vez que temos a oportunidade de interagir, conhecer e conversar genuinamente abertos e entregues com outras pessoas, há a possibilidade de modificarmos e sermos modificados também, o que pode agregar valores significativos ao nosso processo de desenvolvimento pessoal. A transformação de chumbo em ouro na verdade ocorre quando refinamos a nossa essência (inicialmente chumbo) e nesse processo, a cada etapa, cada vivência, cada encontro, cada experiência, cada encarnação vamos nos aperfeiçoando como seres humanos livres, felizes e consciente da nossa própria consciência (o verdadeiro ouro).
Leitura porque também teremos ações voltadas exclusivamente para essa ação – ler. A leitura complementa nossos estudos, amplia nosso vocabulário, tem a capacidade de integrar novas informações, despertar nossa curiosidade, levarmos a refletir sobre a nossa caminhada (nesse caso aromática) até aquele momento, suscitar dúvidas, gerar discussões e principalmente consolidar cada vez mais esse encantamento pela Aromaterapia. A leitura é fundamental em qualquer processo de aprendizagem e individualmente já podemos desfrutar de todos esses benefícios – agora imaginem tudo isso compartilhado com um grupo de pessoas afins?
Estudos porque essa proposta também faz parte do escopo desse trabalho, como mencionado acima, com o intuito de aprofundar os temas abordados durante as aulas dos módulos do curso de Aromaterapia ministrados durante esses últimos anos. Tais estudos incluem desde artigos científicos publicados nas mais renomadas revistas e sites voltados para área, trabalhos e pesquisas sobre óleos essenciais, reportagens, estudos de caso e livros técnicos dos mais diversos autores sobre o tema.
Aromaterapia porque esse é o ponto em comum que já nos permitiu unir, por meio dos cursos ministrados, pessoas de outras cidades do estado além do ABC paulista (Santos, São Vicente, Ubatuba, Rio Claro, Guarulhos, Osasco, Campinas, Indaiatuba, Diadema, Cotia, Lins, Regente Feijó, Mogi das Cruzes, Cabreúva, Sorocaba, Suzano, Amparo, Valinhos, Jundiaí, Ribeirão Preto), de Brasília, de outros estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande Sul, Paraná, Mato Grosso, Goiás) e de outros países (Portugal, Tailândia, Japão).
Cada tema do laboratório será desenvolvido em um ciclo de 4 encontros quinzenais com um ponto em comum costurando esses encontros com uma hora e meia de duração e nomeado segundo um(a) alquimista.
O ciclo Nicolas Flamel começará no dia 18 de Julho e será concluído em 27 de Agosto, contando com a participação de convidados que irão elucidar e provocar, de forma positiva, discussões que envolvam a Aromaterapia e também sua prática terapêutica.
O segundo ciclo, de 10 de Setembro a 22 de Outubro será dedicado a leitura, debate e reflexão do livro O Cheiro das Coisas – O sentido do olfato: paladar, emoções e comportamentos, escrito Bettina Malnic (doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pela USP e pós-doutora em Neurociência pela Universidade Médica de Harvard, sendo pioneira no estudo do olfato no Brasil). Para saber um pouco mais sobre esse livro, acesse:
https://www.facebook.com/laszlobrasil/posts/1947471908657078/
O Laboratório poderá contar inclusive com encontros extras, mesclando o presencial e o ambiente virtual. Neste momento, devido ao confinamento que estamos vivenciando, os encontros serão conduzidos on line e são gratuitos para todos os alunos da Equipe do Bem Viver de qualquer um dos módulos do curso de formação em Aromaterapia.
Importante ressaltar que o Laboratório é aberto ao público em geral, que poderá optar por participar de um ciclo completo ou de apenas um encontro, mediante o pagamento de uma taxa. Para maiores informações, entre em contato conosco. O certificado será entregue para todos os participantes.
Abrindo os trabalhos do 1º ciclo, às 16h30 do dia 18 de Julho, teremos o Professor Dr. Carlos Eduardo Mendes D’Angelis (Cadú), que também é biomédico, aromaterapeuta e participa do curso de Aromaterapia na Equipe do Bem Viver e que irá abordar a Aromaterapia e os tratamentos homeopáticos, tema sugerido por nossos(as) alunos(as). Reserve essa data na sua agenda!
Essa proposta encontrou ressonância contigo? Sentiu vontade de conhecer melhor essa ideia e participar desse projeto? Faça a sua inscrição!
Acompanhe nossas postagens – ainda nesta semana serão divulgadas as datas e horários dos dois primeiros ciclos.
Mais uma vez gostaríamos de expressar nosso agradecimento a todos que estão trilhando essa jornada aromática conosco porque essa companhia é verdadeiramente uma fonte de inspiração para o trabalho que realizamos. Nos vemos no próximo sábado.
Gratidão plena!
Kátia Veloso
Educadora, Aromaterapeuta e Terapeuta Maha Lilah.
PS.: Além de ser o anagrama para Laboratório alquímico de Leitura e Estudos sobre Aromaterapia, você sabe o que significa LALEA? Explicaremos no próximo post.