Solicitar atendimento

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato para agendar seu horário.

Selecione o Serviço desejado
Edit Template

Aromaterapia, pandemia e espiritualidade

É parte da cura o desejo de ser curado.”

Lucio Anneo Seneca

Até o presente momento estamos vivenciando um período extremamente crítico da pandemia. Mesmo com as orientações e protocolos de segurança para evitar o contágio e as vacinas sendo fabricadas e aplicadas, ainda há a necessidade de se travar uma verdadeira batalha diária, tanto no nível pessoal (todos que estão internados e seus familiares) quanto no nível coletivo (cidades paradas, reuniões suspensas devido a necessidade do distanciamento social). Porém há um terceiro elemento, além das normas e medicamentos, que ao ser acrescentado a essas ações, contribui efetivamente para potencializar cada uma delas – a espiritualidade.

Essa contribuição, ao contrário do que muitos podem pensar, não é mera suposição. Vários trabalhos já foram desenvolvidos sobre esse tema e muitos outros continuam sendo realizados, contribuindo com as pesquisas que cada vez mais comprovam aquilo que lá no fundo do nosso coração sabemos (mesmo sem saber ao certo como é que sabemos disso) – a espiritualidade funciona! Importante destacar que a espiritualidade mencionada aqui está relacionada com a crença pessoal de cada um, como cada pessoa faz o seu “religare” e não atrelada a uma ou outra religião em específico.

Em uma pesquisa¹ realizada em 2018 por seis profissionais da área de enfermagem, aqui no Brasil, sobre a importância da espiritualidade no processo terapêutico do paciente com câncer, os resultados obtidos demonstraram o quão é relevante a espiritualidade para os pacientes oncológicos em tratamento e também para os seus familiares, destacando que o fato da crença em um ser superior, manifestada por meio da fé e da confiança, não só atenua o sofrimento causado pela dor como também traz a esperança na cura. Sabemos que esse sentimento é fundamental, pois o processo de cura é permeado pelo desejo de que essa cura ocorra.

O mesmo ocorre com a situação que estamos vivenciando atualmente e para ilustrar especificamente a ação da espiritualidade voltada para a questão da Covid-19, trago dois artigos que chamaram a minha atenção.

O primeiro² é de um médico oficial da Polícia Estadual italiana escrito em conjunto com sua esposa, médica do setor de emergência que está trabalhando em um dos hospitais mais antigos do centro de Milão. Eles argumentam o quanto as habilidades espirituais para os profissionais da área da saúde se tornam ainda mais necessárias e importantes frente a um cenário desastroso como esse da pandemia causada pelo Covid19 e pedem que essas habilidades sejam reconhecidas como “essenciais” para esses profissionais e implementadas em todos os currículos médicos. Ressaltam também que essas habilidades atuam no alívio do estresse e do sofrimento psíquico dos pacientes, suas famílias e inclusive dos próprios profissionais da área da saúde em atuação.

O segundo, intitulado Cuidado espiritual – Uma imunidade mais profunda – Uma resposta à pandemia de Covid-19³, publicado no ano passado por três profissionais da área da saúde que atuam na África do Sul, apresenta ações que exemplificam como os profissionais de saúde podem incluir a questão espiritual em sua prática (ações inclusive que nós podemos realizar também), como por exemplo: ter uma presença compassiva (sensível e benevolente), escuta ativa (ouvindo os medos, esperanças e sonhos dos pacientes), verificar e obter uma história espiritual da pessoa em tratamento e, sempre que possível, estar atento a todas as esferas da vida dos pacientes e suas famílias. Na atual situação, os pesquisadores reconhecem que a realização das práticas espirituais está limitada devido as medidas de precaução instauradas para o controle da infecção, porém o artigo ressalta a importância de levar a questão da espiritualidade em conta devido aos resultados significativos obtidos porque ela promove estratégias de enfrentamento para o estresse, promove recuperação e resiliência e previne esgotamento.

Portanto, quando recebemos a solicitação (por telefone, via What’sApp) para orarmos/rezarmos por alguém que foi contaminado(a) ou internado(a), vale lembrar que além de pertinente, essa ação pode elevar o padrão vibratório e energético tanto de quem recebe quanto de quem faz a oração/reza, sendo uma valiosa aliada para o álcool gel, a máscara e o confinamento.

Os óleos essenciais, além de serem antivirais, como comentado nas duas últimas postagens aqui no blog, também oferecem suporte para o nosso lado espiritual, ação aliás que está documentada em vários artigos, livros e trabalhados desenvolvidos por aromaterapeutas mundo afora. As escrituras sagradas oferecem exemplos de incensos sendo utilizados em rituais religiosos e, inspirados nessa ação, podemos fazer o mesmo, isto é, aromatizar o ambiente e fazer nossas preces.

No livro do Êxodo 40:27, está registrado que o incenso de especiarias aromáticas, como o Senhor ordenara, foi aceso por Moisés. Seguindo aqueles que aqui estiveram antes de nós, podemos usar incensos e óleos essenciais de especiarias, como a Canela Cassia (Cinnamomum cassia), para realizarmos esse trabalho com alegria, ou o Frankincense (Boswellia carterii), que irá nos transportar gradualmente de uma condição de vulnerabilidade para um estado onde nos sentimos protegidos e conectados. De forma prática, uma gota no inalador pessoal é o suficiente e você pode mantê-lo por perto e utilizá-lo cada fez que for intencionar os seus pensamentos e sentimentos para alguém que necessite.

Além disso, se desejar expandir um pouco mais esse processo, fica aqui o convite para participar do curso dos Óleos Essenciais das Escrituras Sagradas, onde poderemos estudar, além desses dois, mais dez óleos que contribuem com a nossa prática espiritual. O objetivo de realizar esse curso na semana que vem (final de março) também se deve ao fato de iniciarmos a celebração da semana santa e assim participar dessa egrégora de oração e transformação propiciada por esse período. Que a renovação da Páscoa comece em nós e nos nossos sentimentos!

No mais, da mesma forma que a sua prece se une as demais e fortalece o coletivo, que você também possa ser fortalecido pelo todo e por sua própria ação. Vamos seguindo em frente!

Namastê!

 

Profª. Kátia Veloso

Aromaterapeuta e Terapeuta Maha Lilah.

 

 

¹ Tenório, E. R. (2018). A importância da espiritualidade no processo terapêutico do paciente com câncer. Caderno De Graduação – Ciências Biológicas E Da Saúde – UNIT – Alagoas, 5(1), 221.

² Chirico, Francesco, and Gabriella Nucera. “An Italian Experience of Spirituality from the Coronavirus Pandemic.” Journal of religion and health vol. 59,5 (2020): 2193-2195. doi:10.1007/s10943-020-01036-1

³ Roman, Nicolette V et al. “Spiritual care – ‘A deeper immunity’ – A response to Covid-19 pandemic.” African journal of primary health care & family medicine vol. 12,1 e1-e3. 15 Jun. 2020, doi:10.4102/phcfm.v12i1.2456

 

Post anterior
Próximo post

4 Comentários

  • Kátia Veloso

    Olá, Rosângela!
    Que contribuição valiosa a sua mensagem, pois ela traz um exemplo prático do seu convívio para ilustrar a questão abordada no texto. Gratidão!
    Que lição de empatia da sua mãe e das irmãs da igreja – poder desejar o bem do outro única e simplesmente porque todos devem ficar bem e saudáveis é uma grande dádiva e certamente a energia dessa frequência deve irradiar muito amor.
    Muito bom saber que você está enfrentando essa pandemia de forma positiva – precisamos disso, de pessoas que se cuidam com amor e respeito, por si e pelso demais.
    A frase escolhida foi perfeita e o mais interessante é que mesmo que não possamos compreender “as coisas que existem entre o céu e a terra”, isso não nos impede de desfrutar e aproveitar! Sorte nossa, né?
    Um grande abraço para você e um bem especial para sua mãe!

  • Kátia Veloso

    Olá, Lavínia!
    Que ótimo! Seja bem-vinda a esse mundo aromático e conte conosco.
    Que a Canela leve alegria para o seu grupo de oração e certamente já agradecemos a você e ao grupo pelas preces. São os pilares que estão sustentando a força necessária em tempos tão conturbados.
    Um grande abraço!

  • ROSANGELA MARQUES SILVA

    A fé remove montanhas. Eu acredito nisso, pois vejo todos os dias esses “milagres” acontecendo. Minha mãe tem muita fé e participa de um grupo de orações da sua igreja. As irmãs oram umas pelas outras e agora, durante a pandemia, na impossibilidade de se encontrarem pessoalmente, gravam suas orações e enviam umas às outras por WhatsApp. Todas estão muito bem e não têm necessitado ir ao médico com tanta frequência por outros problemas de saúde anteriores a pandemia. Essas orações têm fortalecido a fé, o ânimo e a resiliência para superar sentimentos de solidão, medo, ansiedade e tristeza que, como já se sabe, baixam nossas defesas imunológicas. Ou seja, elas se protegem da contaminação e ao mesmo tempo estão curando ou amenizando problemas pré-existentes.
    Eu, além da oração diária, tenho praticado Reiki e usado florais de Saint Germain e Aromaterapia no dia-a-dia e tenho me sentido muito bem neste período de isolamento, mais centrada, mais tranquila, confiante e saudável, pois quase que desapareceram as dores articulares e meu sono está ótimo! Para aqueles que não acreditam no que não podem ver ou palpar, deixo a frase dita num diálogo entre o personagem Hamlet e seu amigo Horácio:
    “Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia” – William Shakespeare escreveu a frase famosa no ano de 1600, na peça Hamlet.

  • Lavínia

    Gratidão pelo texto, confio muito no poder da prece coletiva, tanto que tenho um grupo de oração diário. Vou usar o óleo essencial de canela no próximo encontro e certamente será uma boa experiência. Estou começando os estudos sobre aromaterapia agora 🙂

Deixe seu comentário

Sobre Nós

Em um movimento de busca da expansão da consciência, a Bem Viver Terapia está em atividades há 10 anos. Oferecemos serviços terapêuticos presenciais e a distância, cursos, palestras, workshops, vivências, aulas de yoga, karatê, danças circulares, atendimentos estéticos e produtos terapêuticos.

Contato

Nosso Horário

Segunda à Sexta 14h - 21h
Sábado 09h - 13h
Domingo Fechado

© 2025 | Bem Viver Terapia