Segundo Shirley Price¹ (1999), aromaterapia uma prática terapêutica, que se utiliza dos óleos essenciais como instrumento para promover e/ou estimular a saúde e o bem-estar para mente e corpo.
As plantas aromáticas, fonte e matéria prima de onde os óleos essenciais são extraídos, têm sido utilizadas por milhares de anos pela humanidade, pois em seus primórdios, o homem recorria à natureza para o tratamento e alívio de doenças comuns.
Atualmente, a aromaterapia é uma das práticas botânicas que desde 2018 faz parte das 29 práticas integrativas e complementares do nosso Sistema Único de Saúde (SUS).
Portanto essa terapia engloba o estudo e o uso dos óleos essenciais com fins terapêuticos, sendo um excelente instrumento na busca do ser humano por qualidade de vida nos planos:
– Físico: atuando em nos sistemas dos corpos humano e proporcionando seu funcionamento saudável, fortalecendo as defesas do corpo
– Mental: promove tanto o relaxamento, quanto a concentração e auxilia a mente a ter clareza e foco nas ações que são desenvolvidas.
– Emocional: oferece suporte para as mais diversas condições que envolvem nossas emoções, como nervosismo, ansiedade, depressão, alteração de humor, etc.
Podemos utilizar um único óleo essencial ou elaborar um blend, que e a junção de dois ou mais óleos essências, que irão atuar ao mesmo tempo e a escolha dos óleos ou dos óleos dependem única e exclusivamente da intencionalidade do terapeuta em função do relato da pessoa que está sendo tratada.
Para o uso correto e com segurança dos óleos essenciais é fundamental a orientação de um profissional especializado.
Aromatize-se e viva a vida com mais leveza, alegria e bem-estar. Como? Entre em contato conosco e acompanhem nossas postagens com indicações seguras desse presente que a natureza nos oferece.
Um grande abraço e até mais!
Namastê,
Kátia Veloso
Educadora, Aromaterapeuta e Terapeuta Maha Lilah.
PRICE, Shirley. Aromaterapia para doenças comuns. Editora Manole Ltda, 1999.