Solicitar atendimento

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato para agendar seu horário.

Selecione o Serviço desejado
Edit Template

Aromaterapia e os Desejos de Ano Novo

Estamos no último dia do ano, nos despedindo de 2020.

A despedida é um cumprimento, uma saudação empregada no momento em que pessoas se separam. O quão intensa é essa despedida depende do grau de afinidade e o afeto entre essas pessoas e a duração do período que estarão separadas. Se despedir de um colega de trabalho no final do dia pode ser uma tarefa bem simples porque no dia seguinte estaremos juntos novamente (pelo menos e o que esperamos, embora isso seja comum, não garantido), mas se despedir de uma pessoa que amamos e sabendo que não será possível vê-la por um bom tempo (ou até mesmo nunca mais encontrá-la), é outra história. Essa ação envolve uma gama enorme de sentimentos e ao mesmo tempo que exige de nós maturidade para lidarmos com essas emoções, também contribui para que esse amadurecimento seja cada vez mais aperfeiçoado. Viver é assim!

Nessas idas e vindas, essa despedida pode ser ocasionada pela separação não só de outra pessoa, mas também de lugares, animais, objetos, ciclos, enfim, tudo aquilo que de alguma forma fez parte da nossa história e que certamente deixarão saudades.

Como você está se despedindo de 2020? Um ano atípico e que ficou marcado por uma luta constante no combate a um vírus letal e que nos colocou frente a frente com o medo e a tristeza pode, exatamente por esse motivo, ser um ano para ser esquecido (a dor é o sentimento que impera) ou memorável (a superação de quem conseguiu sobreviver/adaptar-se). Tudo o que aconteceu esse ano são fatos e a forma como estamos lidando com eles é que irá determinar como esse período entrará para a “nossa” história. Vale frisar que não há a necessidade de uma classificação única, isto é, 2020 não tem que ser exclusivamente um ano bom ou ruim. O que deve ser relevante é a compreensão do quanto tudo o que aconteceu contribuiu (e continua colaborando) para o nosso desenvolvimento e aprendizado.

E o que você deseja para 2021? Recebi muitas mensagens sobre os desejos e as associações com os óleos essenciais (algumas engraçadas e divertidas, outras simples e práticas e duas que talvez uma pesquisa um pouco mais aprofundada poderia aprimorar as informações fornecidas). Algumas apresentavam a informação do óleo essencial indicado para determinada virtude, como por exemplo, usar Patchouli (Pogostemon cablin) para equilibrar as emoções e ter persistência e foco. Particularmente eu gosto e ler as mensagens mais completas e assertivas, que vão além da indicação e apresentam um argumento (ou a fonte) para tal alegação. Além de permitir a pesquisa e o cruzamento de informações, essa ação também amplia nosso repertório e inclusive estimula nosso pensar por meio das associações que podemos criar com essas informações. Aliás o próprio exercício de concordarmos ou não com determinado argumento já nos permite essa reflexão.

Esse movimento também está associado a questão da criatividade e se o seu desejo para 2021 for desenvolver cada vez mais essa habilidade, sugiro que você leia (ou releia) o texto publicado aqui no blog intitulado: Criatividade, emoção e aromaterapia (17 de agosto).

O ano de 2020 trouxe a possibilidade de nós, aqui da Equipe do Bem Viver, estar em contato, por meio dos cursos e na modalidade on line, com pessoas do país todo (do Rio Grande do Sul até Rondônia) e de outros lugares além mar, como Portugal, Tailândia e Japão. Esse contato agregou novos apaixonados(as) por aromaterapia para a nossa comunidade e inspirou a criação do blog, que durante a pandemia contou com a participação ativa de muitas pessoas e colaboradores. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos(as) vocês!

Continuando com a resposta para segunda pergunta acima e essa revisão geral dos textos disponibilizados nesse período, indo ao encontro do desejo de manter ou desenvolver anda mais a resiliência para continuarmos com a quarentena que ainda se faz necessária, a indicação é a leitura do texto: Reflexões (e sugestões) do uso de óleos essenciais no confinamento durante a pandemia (24 de agosto).

Se na sua resolução de ano novo incluir “ler mais”, o texto Aromaterapia, leitura e novos projetos (29 de junho), traz indicações de livros sobre o tema. Aliás, para acompanhar a leitura, que tal uma xícara de chá aromatizada? Aprenda a fazer o seu chá aromatizado com óleo essencial (que é diferente de simplesmente pingar o óleo no chá e ingerir) com as orientações do texto It’s Tea Time – é a hora do chá… um chá aromático! (14 de setembro).

Caso esteja nos seus planos cuidar mais do aspecto feminino do seu ser, isto é, acalentar a energia voltada para o afeto e carinho, que realmente foi e está sendo colocado a prova nos últimos meses, pois foi preciso encontrarmos novas formas de expressarmos nossos sentimentos, a dica é a leitura do texto Aromaterapia e o feminino adoecido (19 de outubro).

Pode ser também que o interesse seja saber o que vai acontecer e estar preparado, como diz o ditado, para o que der e vier. Nesse caso, as sugestões do texto Aromaterapia e “O Amanhã” vão ao encontro da sua busca.

Para alguns, depois da experiência de 2020, há o desejo de aprofundar a questão da espiritualidade e nesse quesito as orientações dos textos Aromaterapia e os óleos essenciais sagrados! (20 de abril e 7 de dezembro), podem contribuir com essa jornada.

Além da mudança de ciclo anual, estamos vivenciando também a troca da Era de Peixes para Era de Aquário e, como diria o músico Lulu Santos, se você tem como meta fazer parte desse grupo de gente “fina, elegante e sincera” nesse novo começo de era, vale a pena ler o texto Aromaterapia e o refinamento do ser (10 de agosto).

Para um 2021 mágico, ler o texto Magia e Aromaterapia (26 de outubro) pode trazer insights interessantes e inclusive a recomendação do uso de óleos essenciais que podem fazer essa mágica toda ser bem real!

Finalizando, gostamos sempre de deixar um convite para vocês: Que tal fazer parte de um grupo de estudos voltado para Aromaterapia e o uso dos óleos essenciais? Os próximos 3 ciclos do Laboratório Alquímico de Leitura e Estudos sobre Aromaterapia (LALEA) aguardam a participação de vocês! Para saber mais sobre os LALEA, temos os textos de 13 e 20 de julho. Qualquer dúvida ou para mais informações, é só entrar em contato conosco!

Encerramos 2020 com a gratidão pela oportunidade de estar com vocês e já vamos adentrar 2021 com a perspectiva de novos encontros, novos estudos e novas aprendizagens… e que venham novas experiências!

Que 2021 seja um ano cada vez mais aromático e muito positivo para você e toda a sua família, tão positivo que ao chegar na próxima transição você possa afirmar com alegria no seu coração: Que bom que eu estive por aqui!

Feliz Ano Novo!

Namastê!

Profª. Kátia Veloso

Aromaterapeuta e Terapeuta Maha Lilah.

Post anterior
Próximo post

Deixe seu comentário

Sobre Nós

Em um movimento de busca da expansão da consciência, a Bem Viver Terapia está em atividades há 10 anos. Oferecemos serviços terapêuticos presenciais e a distância, cursos, palestras, workshops, vivências, aulas de yoga, karatê, danças circulares, atendimentos estéticos e produtos terapêuticos.

Contato

Nosso Horário

Segunda à Sexta 14h - 21h
Sábado 09h - 13h
Domingo Fechado

© 2025 | Bem Viver Terapia