Solicitar atendimento

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato para agendar seu horário.

Selecione o Serviço desejado
Edit Template

Aromaterapia e o princípio do alinhamento

“Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja. Todo resto é secundário.”

                                                                   Steve Jobs

 

No texto da semana anterior comentamos sobre o princípio da abundância e terminamos a reflexão com a proposta de continuarmos a conversar um pouco mais sobre o tema. Vamos lá?

Essa proposta foi feita porque o princípio da abundância está diretamente relacionado com o princípio do alinhamento, que nos remete a questão do equilíbrio. Algumas pessoas não gostam muito dessa palavra e acredito que provavelmente seja porque estão mais conectadas com o sentido de o equilíbrio ser definido como: ¹um estado do sistema cujas forças que sobre ele agem se contrabalançam e se anulam de maneira mútua. A questão do “anular”, dependendo do contexto, nem sempre é vista com bons olhos. Por isso vale esclarecer que a definição do equilíbrio aqui está relacionada com o seu sentido figurado¹, que nos remete aquilo que há em harmonia, que se distribui de maneira proporcional, permitindo assim que o autocontrole seja exercido de forma que físico, mental, emocional e espiritual sejam organizados e geridos de forma positiva e principalmente saudável. Isso mesmo, o equilíbrio resultante do princípio do alinhamento nos leva ao campo da saúde nos quatro níveis de existência do ser.

Com esse princípio em mente, podemos compreender a importância da ação do alinhamento. Alinhar nos leva ao movimento voltado para organizar, enfileirar, colocar lado a lado, equiparar, nivelar e tudo isso feito com algum objetivo e/ou expectativa de um resultado.

Aliás, essa é outra palavra que forma uma expressão comumente usada: alinhar as expectativas. Outra ação fundamental. Quando isso não ocorre, temos um contraponto na balança e a consequência disso pode ser desastrosa, uma vez que frequentemente resulta em duas emoções bem desafiadoras:

– A frustração. Quando nossas expectativas não são atingidas nós somos impedidos de desfrutar da satisfação que estávamos esperando obter e que imaginávamos ser possível. Esse sentimento pode variar de acordo com a sua intensidade e é justamente em função dela que as ações decorrentes podem ser desde uma simples chateação até o rompimento definitivo de um relacionamento.

– O desapontamento. A decepção ou a desilusão é quando nossas expectativas nos levam a um cenário que não condiz com o que realmente acontece. Sendo assim, nossas expectativas não são concretizadas. Se deparar com um resultado ou ação bem diferente daquilo que se esperava pode ser inclusive um choque e a porta de entrada para outras emoções como a tristeza a até a depressão.

Como podemos escapar dessas armadilhas? Alinhando nossas expectativas. Não há como não as criar porque isso é parte de quem somos e ainda bem que é assim. Ter expectativas nos coloca em movimento para poder realizá-las. O importante para que frustração e desapontamento não ocorram ou sejam minimizados é poder alinhar e deixar claro aquilo que se espera de um relacionamento (você com você mesmo e com o outro), de um trabalho, da sua comunidade ou grupo onde atua etc.

Sabemos também que fatos, ações e movimentos interferem em todos os níveis. Tanto em cima quanto embaixo, tanto no macro quanto no micro, aquilo que acontece lá (no Universo) reverbera aqui e vice-versa, pois um reflete o outro.

No dia 31 de dezembro de 1999 foi lançado o filme de fantasia brasileiro Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme no cinema. Baseado em uma famosa série de televisão como mesmo nome, o filme conta a história de uma família tradicional de feiticeiros, os Stradivarius e traz como um dos destaques a chegada iminente do alinhamento dos planetas, um evento esperado e auspicioso porque iria fortalecer os poderes de todos os magos. Interessante observar que pouco depois, no mês de maio de 2000, de fato houve um grande alinhamento³, uma conjunção planetária com sete astros – Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, e Saturno, que se encontraram para uma “festa” no céu no signo de Touro e os efeitos desse encontro foram e continuam reverberando para todos nós aqui embaixo. No filme, o evento foi celebrado com um ritual e uma festa, o famoso Baile do Alinhamento, onde magos(as), bruxos(as) e feiticeiros(as) puderam energizar a si e os seus grimórios (livros de feitiços). Essa é uma dica valiosa para seguirmos aqui também! Como lidar, enfrentar, comemorar, vivenciar um alinhamento no Cosmos? Celebre! Esse é um momento promissor que traz oportunidades positivas e desafiadoras, para refletirmos e nos mobilizar, para aprendermos com os eventos e lembrar: tudo é impermanente, tudo se move e novos alinhamentos, portanto novas oportunidades e novas energias continuarão surgindo e influenciando nossa vida.

No campo micro, o alinhamento do nosso ser também reverbera no todo e podemos contar com a ajuda de óleos essenciais que nos auxiliam a realizar essa tarefa com maestria. Com base na definição feita acima do alinhamento, podemos utilizar um óleo essencial considerado sagrado e muito efetivo para esse processo.

O óleo essencial de canela (Cinnamomum zeylanicum), com seu aroma forte e picante é uma ajuda valiosa quando precisamos buscar outras formas para nos expressarmos e inclusive de conexão com as outras pessoas. Quando nossas expectativas não forem cumpridas, a canela com seu aroma adocicado, nos ensina a transformar os transtornos que enfrentamos em momentos doces, promovendo a compreensão por meio da conexão com a luz (clareza) e nos mantendo no momento presente.

Segundo Worwood¹, a canela tem a capacidade de irradiar o seu brilho quente por todo o espaço e tempo (sem fronteiras), transformando tristeza em felicidade e se nos sintonizarmos com sua vibração cálida, teremos a percepção de que o amor está sempre presente e é a força integradora.

Esta semana está apenas começando e que suas expectativas possam ser alinhadas para que você termine esse ciclo satisfeito e realizado. Que o seu coração e a sua intuição, como citou Jobs, estejam alinhados, para que você termine o ciclo dessa sua jornada aqui satisfeito e realizado. Que haja motivos de sobra para celebrar e compartilhar sua alegria com aqueles que estão próximos a você.

Seguimos em frente nas nossas reflexões.

Até a próxima!

Namastê!

 

Kátia Veloso

Educadora, Aromaterapeuta, Terapeuta Maha Lilah e Floral

 

Post anterior
Próximo post

Deixe seu comentário

Sobre Nós

Em um movimento de busca da expansão da consciência, a Bem Viver Terapia está em atividades há 10 anos. Oferecemos serviços terapêuticos presenciais e a distância, cursos, palestras, workshops, vivências, aulas de yoga, karatê, danças circulares, atendimentos estéticos e produtos terapêuticos.

Contato

Nosso Horário

Segunda à Sexta 14h - 21h
Sábado 09h - 13h
Domingo Fechado

© 2025 | Bem Viver Terapia