Solicitar atendimento

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato para agendar seu horário.

Selecione o Serviço desejado
Edit Template

It’s Tea Time – é a hora do chá… um chá aromático!

Popularmente a hora do chá está atrelada com o tradicional costume britânico de se tomar chá no final da tarde, mais precisamente às 17h.
Esse hábito teve início na Inglaterra do século 19 com a duquesa de Bedford, que resolveu “fazer um lanchinho” entre as refeições, com sanduíches e uma xícara de chá. Alguns amigos e convidados a acompanhavam nesse momento, que acabou virando moda, já que ela era uma mulher influente na sociedade inglesa e como passar do tempo se tornou um símbolo cultural inglês, adotado inclusive pela família real.
Em 1837, a Rainha Vitória concedeu à empresa Twinings sua primeira autorização real para fornecer e criar os chás da Família Real, uma responsabilidade que permanece até os dias de hoje. Por uma questão de confidencialidade, o representante da empresa não divulga as preferências da Rainha Elizabeth II, mas McGrady, o ex-Royal Chef do palácio de Buckingham, em uma entrevista ao jornal Daily Mail, declarou que o chá favorito da rainha é o tradicional “Earl Grey”, degustado principalmente no café da manhã, sempre recém-feito, com um pouco de leite e sem açúcar.
Esse chá é um blend famoso no mundo todo criado em 1831, segundo a solicitação do Primeiro Ministro Charles Grey, o Conde Grey (Earl of Grey) naquela época. Dizem que ele gostou tanto do blend que resolveu batizá-lo com o seu nome e cuja designação continua até o momento presente.
E como tudo isso se conecta com a aromaterapia? Sabemos que os óleos essenciais são utilizados há muito tempo e nesse caso em especial, o blend que caiu no gosto da rainha e seus súditos é um chá preto obtido das folhas da Camellia Sinensis com um toque cítrico de bergamota, isto é, um chá aromatizado com a adição de óleo essencial de bergamota (Citrus bergamia).
Entre as propriedades terapêuticas desse óleo podemos destacar o seu efeito tônico e calmante, além que equilibrar o sistema nervoso, sendo particularmente indicado para combater, de forma eficaz, a depressão, pois o seu aroma refrescante a animador tem uma ação relevante junto a essa emoção. Agora imaginem começar o dia com um aroma animador desse?
Eu gosto muito do chá Earl Grey, que também pode ser encontrado aqui no Brasil (supermercados, lojas de conveniência e inclusive on line, na loja da Twinings). Alguns consideram o seu sabor forte e justamente por isso, quando possível, gosto de comprá-lo a granel. Caso você não encontre esse chá especificamente, não se preocupe: a aromaterapeuta inglesa Shirley Price¹ compartilhou uma dica bem interessante! Coloque 250 gramas de chá preto (inclusive você pode até encontrar a versão descafeinada, se essa for a sua preferência, ou até mesmo uma versão sem os taninos, que é o composto vegetal que confere o sabor amargo e adstringente ao chá) em uma lata e coloque seis gotas de óleo essencial de bergamota e depois sacuda a lata vigorosamente, de 10 em 10 minutos por algumas horas. Feito isso, deixe essa mistura descansar durante a noite e no dia seguinte desfrute do seu chá aromatizado. Ela também ressalta que não deve ser utilizada gotas de óleo essencial diretamente na xícara de chá, porque ao contrário do que pode parecer, dessa forma o gosto não fica forte e o óleo não irá mesclar por inteiro no seu chá. Caso o chá preto não seja agradável ao seu paladar (já tentou uma versão mais diluída?), Price indica que esse procedimento pode ser feito com outros chás, a única questão é que dessa forma não será o tão famoso Earl Grey.
Chás (e infusões) são usados para deleite e fins medicinais desde os primórdios da humanidade e a fitoterapia, outra prática que integra as terapias botânicas, vem ao encontro da utilização das plantas com essa finalidade. Particularmente eu prefiro adquirir o chá já aromatizado por ser mais prático e por essa atenção peculiar minha em relação ao uso dos óleos essenciais.
De qualquer forma, uma coisa é certa, seja no café da manhã ou no final da tarde, apreciar um chá aromatizado com óleo essencial de bergamota, com seu aroma enaltecedor e refrescante, é uma forma agradável e natural de começar o dia com ânimo e energia ou revigorar nossas forças e reestabelecer nossa atividade mental, graças as suas propriedades neurotônicas.
Além disso, segundo a aromaterapeuta australiana Jennifer Jefferies², a fragrância do óleo essencial de bergamota acessa nossos níveis mais profundos e possui a propriedade de animar nossos corações e almas, ajudando-nos a recuperar a confiança e a motivação. Em épocas de confinamento devido a quarentena e incertezas geradas pela pandemia, essa ajuda é muito bem-vinda, não é mesmo?
E você, já experimentou o chá Earl Grey? Gosta do aroma de bergamota?
Assim que toda essa situação terminar (porque certamente vai passar), fica aqui o convite desfrutarmos de um chá da tarde tod@s juntos, lá na Equipe do Bem Viver, com direito ao sabor do Earl Grey e toda a alegria dupla – da bergamota e da oportunidade de rever (ou até mesmo conhecer) vocês.

Até a próxima!
Namastê!

Kátia Veloso
Educadora, Aromaterapeuta e Terapeuta Maha Lilah.

¹PRICE, Shirley. Aromatherapy and Your Emotions. Editora Thorsons, 2000.
²JEFFERIES, Jennifer. Aromatherapy Insight Cards for Intuitive Aromatherapy. Everbest Printing Co.,2005.

Post anterior
Próximo post

4 Comentários

  • ROSANGELA MARQUES SILVA

    Que texto maravilhoso! Fiquei com água na boca tentando imaginar o gosto do chá. Tenho o chá preto em casa, vou experimentar aromatizá-lo com OE de Bergamota. Também faço o chai em casa de vez em quando. Já compro as especiarias misturadas para adicionar ao chá com leite. Amei a dica da Silvia Fernandes também!
    E quanto à ideia do chá na Equipe do Bem Viver, revendo as amigas, conhecendo outras pessoalmente e saboreando chás diferenciados, seria bárbaro! Aguardo a divulgação da data. 😉

  • Márcia Lombardi

    Adorei a dica. Vou experimentar.
    Quando tudo passar, quero estar presente no chá das 5! Gratidão

  • Sílvia Fernandes

    Que delícia de texto!
    Adoro “Earl Grey” (esse mesmo, da Twinings®️ of London – “By appointment to her Majesty Queen Elizabeth II)! 😉
    Ele e “Chai” são meus chás preferidos.
    E para quem curte chá preto, mas não consome devido à cafeína, existe o Rooibos. Rooibos é um arbusto e seu chá é bastante consumido em Portugal. Ele se assemelha em sabor e cor ao chá preto, mas naturalmente já não possui cafeína na sua composição. Tenho a versão aromatizada com Vanilla, mas vou comprar sem ser aromatizado para poder fazer essa delícia.
    Os citricos me remetem à leveza, ao frescor da natureza. Que delícia!
    Muito obrigada, Profa. Kátia! Olha só onde seu texto me levou. E, melhor ainda, levará nessa nova experiência aromática com Rooibos aromatizado com OE de Bergamota!
    Muuuito grata!

  • Marisa Regina Vieira Maccaferri

    Delicioso saborear os chás em pensamento…
    Agora vou desfrutar desse delicioso chá, poção de alegria … bergamota, uhummm

Deixe seu comentário

Sobre Nós

Em um movimento de busca da expansão da consciência, a Bem Viver Terapia está em atividades há 10 anos. Oferecemos serviços terapêuticos presenciais e a distância, cursos, palestras, workshops, vivências, aulas de yoga, karatê, danças circulares, atendimentos estéticos e produtos terapêuticos.

Contato

Nosso Horário

Segunda à Sexta 14h - 21h
Sábado 09h - 13h
Domingo Fechado

© 2025 | Bem Viver Terapia